quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Benefícios de ruas, avenidas e calçadas arborizadas

Você sabia que uma árvore de grande ou até mesmo de médio porte é capaz de absorver uma grande quantidade de gases poluentes?


Tenho quase certeza que sua resposta foi sim!

Devido os escapamentos de carros e caminhões, gases como o dióxido de enxofre e óxidos nitrosos provocam um impacto negativo para o meio ambiente. Já foi comprovado que cidades mais arborizadas, possuem até 60% menos de partículas de poluição em relação a cidades com pouca ou sem a existência de árvores. Além dessa contribuição citada, a arborização é determinante também para a redução da temperatura, pois com a ausência de árvores, a sensação térmica fica elevada, e com a presença das mesmas, há uma acentuada redução na temperatura.

Veja a seguir duas imagens que podem ilustrar bem o que esta sendo abordado nesta publicação:


A imagem acima ilustra a ausência de árvores e mostra as temperaturas dos edifícios e da Av. Eduardo Ribeiro no Centro da cidade de Manaus. Já na imagem a seguir, as temperaturas diante a presença das árvores é bem mais baixa, os prédios tem temperatura menor em relação a da primeira imagem, a rua e a calçada também apresentam uma enorme variação, causando um impacto positivo para o meio ambiente.



Sendo assim, a temperatura das cidades com certeza sofre impactos positivos ou negativos, dependendo da quantidade de árvores plantadas. A sombra das árvores chegam a reduzir a temperatura do asfalto em até 2°C, e do interior dos carros em até 8°C. Portanto as árvores desempenham um papel importantíssimo para a melhoria da qualidade de vida da sociedade e do meio ambiente.



Um comentário:

  1. Sim, o complexo arbóreo de uma cidade faz toda a diferença e é uma questão que atinge a todos os cidadãos. Por isso é de extrema importância a criação do Plano Diretor a fim de direcionar num bom planejamento e execução.

    ResponderExcluir

Deixe seus comentários e ajude-nos a fazer o blog com sugestões...